ABC do verão

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O verão é uma estação festejada pelos dias ensolarados e mais longos, com atividades de lazer ao ar livre e frequentes idas à praia e piscina. Portanto, é mais do que necessário tomar alguns cuidados para aproveitar os dias de calor sem danificar a pele, cabelos e unhas.

1 – O ideal é iniciar a preparação para o verão melhorando a alimentação, que deve ser baseada em frutas, saladas variadas, peixes ricos em ômega, grãos e água, muita água. Frutas e legumes de pigmentação vermelha, laranja, amarela e arroxeada são ricos em flavonoides, carotenoides e outros antioxidantes.

2 – Durante toda a estação, pode-se reforçar a ação antioxidante e protetora da pele tomando complementos nutricionais na forma de pílulas ricas em licopeno, resveratrol, ácido elágico, ácido ascórbico, ômegas, selênio, vitamina E, Polypodium leucotomus e extrato de chá verde, em doses diárias, sempre sob orientação do médico especialista.

3 – A aplicação do FPS deve ser realizada 30 minutos antes da exposição ao sol, no corpo e rosto, com texturas e veículos adequados para cada pele. As oleosas e acneicas devem optar por fluidos, loções oil free e de toque seco; as normais e mais secas, por creme e emulsões hidratantes. O filtro solar hoje recomendado deve ser superior a FPS 30 anti-UVA e UVB, de boas marcas que ofereçam antioxidantes extras em suas formulações para barrar o efeito de oxidação e inflamação das células que levam ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. (Coffee Berry, vitamina A, E, C, Polypodium, complexos da soja, chá verde, ectoína, entre outros)

4 – O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou após sair da água e os horários de exposição solar devem ser respeitados sempre até às 10 e após as 16 horas. Pode-se utilizar água termal para refrescar e acalmar áreas nobres como rosto, pescoço e colo antes de reaplicar o filtro solar e não se esquecer de óculos com boas lentes anti-UV, chapéus e bonés com FPS na fibra do tecido e protetores labiais.

5 – Os cabelos, principalmente pela química frequente, devem ser protegidos do sol e da agressão do cloro e do sal marinho, pois podem ficar desidratados, mudar de cor e sofrerem fraturas nas suas hastes (fios). O ideal é sempre usar emulsões, brumas ou óleos hidratantes, com proteção solar que “blindam” os fios como um filme que envolve e protege da agressão ambiental. Os xampus, condicionadores e leave on também devem ser mais nutritivos para restaurar a fibra capilar devolvendo brilho e saúde, e em alguns casos pode-se complementar com o uso de vitaminas e aminoácidos específicos que ajudam na hidratação e na formação da massa capilar, assim como no crescimento e resistência das unhas.

6- No dia a dia, é fundamental utilizar hidratantes leves de acordo com a necessidade de cada pele, mas sempre com filtro solar, mesmo para quem trabalha em lugares fechados. As luzes fluorescentes estão implicadas como uma fonte que propicia ou piora o melasma (manchas). Os filtros solares com pigmentação (cor de base) são práticos e muito cosméticos, além de oferecerem proteção extra. Os soros são outra novidade que veio para agregar; devem ser utilizados antes do hidratante com função de tensionar, preencher, iluminar e clarear – ricos em vitaminas C, ácido hialurônico, silício, GAGS, AHA, ácido ferúlico e floretina, têm absorção quase imediata e são como pequenas doses de “saúde” para pele.

7 – A pele oleosa e acneica, no verão, deve ser higienizada 2 a 3 vezes ao dia (manhã/tarde/noite) com sabonetes líquidos ou em barra, ricos em ativos botânicos associados ao zinco, cobre, ácido salicílico, enxofre, argila entre outros. Complementar com loção adstrigente, evitando a área dos olhos, e utilizar pela manhã hidratante matificante com FPS oil free e à noite produtos para o tratamento das imperfeições como (acne e poros dilatados).

8 – Durante os meses mais quentes há uma tendência natural ao inchaço, portanto, se possível, sessões semanais de drenagem linfática e tratamentos para ajudar a melhorar a celulite devem ser feitos. A atividade física deve ser realizada 3 a 4 vezes por semana e evitar ingestão exagerada de alimentos ricos em sal, açúcar e hidratos de carbono (massas, bolos, tortas e bolachas). As fórmulas via oral à base de Vitis vinifera, green tea, Citrus aurantium, alcachofra, asiaticoside e castanha-da-índia são drenantes, ajudam a eliminar as toxinas, melhoram o inchaço e o aspecto de “casca-de-laranja” das coxas e glúteo. Os produtos anticelulite de uso local, devem ser aplicados à noite e ajudam na textura, melhoram irregularidades e a elasticidade da pele.

9- A hidratação corporal deve ser realizada sempre após o sol com loções ou cremes calmantes e ricos em óleos, vitamina E, Pró vit B 5, alantoína e ativos que “segurem” a molécula de água (uréia, PCANA, nalidone). Nos locais mais sensíveis utilize cremes à base de aveia misturados à pomada de Pro Vit B5, e se a pele estiver ardendo ou avermelhada faça compressas de camomila ou soro fisiológico e evite se expor ao sol. Na rotina diária, utilize hidratantes alternando com óleos como o de uva, amêndoas, abacate, gergelim, avelãs, macadamia ou maracujá, e se desejar luminosidade e cor opte por fórmulas que contenham mica dourada, eritrulose, henna e DHT (autobronzeadores).

10 – Meses de verão são esperados e devem ser aproveitados com consciência em relação à exposição solar. O sol é necessário à vida, estimula o sistema imunológico, libera endorfina (nos dá prazer), produz vitamina D para fixar cálcio nos ossos, evita a formação de alguns tipos de câncer no organismo, mas em exagero provoca o câncer de pele que pode levar à morte (carcinoma e melanoma), queimaduras sérias e foto envelhecimento com rugas, manchas, flacidez e sardas.

Portanto, o ideal é seguir as orientações para evitar problemas futuros e isso só depende de pequenos cuidados diários para a saúde, beleza e bem estar da pele. Pratique um pouco a cada dia e todos os dias sempre! A diferença se vê não pela quantidade utilizada de cada produto, mas pelo uso continuo de todos eles.

Dra. Claudia Marçal

CRM 78980

Especialista Membro Titular SBD

Membro Academia Americana de Dermatologia

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