Sorriso Ideal 😃

A dentista Erika Abreu, especializada em odontologia estética e proprietária do Consultório Boutique no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, fala sobre cuidados com a saúde bucal e tratamentos estéticos de última geração em entrevista especial à nossa redação.


O que você considera uma higiene bucal adequada no dia a dia?

Escovar os dentes após qualquer refeição, certificando-se de ter removido todos os resíduos de alimento e toda a placa bacteriana. Lembrando que a escovação mais importante é a que precede o sono, pois nesse momento estamos mais propícios ao desenvolvimento da cárie.


Qual a dica na hora de se escolher a escova dental?

Essa escolha deve ser individualizada, levando em consideração a idade e a situação bucal do paciente. Mas de maneira geral, uma escova macia, com cabeça pequena e grande quantidade de cerdas com qualidade, seria a escolha ideal.


Quais são os problemas de saúde bucal que mais acometem as pessoas?

As principais doenças que comprometem a saúde oral e ocasionam perda de elementos dentários são a cárie e a periodontite (doença gengival). Ambas podem ser prevenidas e controladas com uma escovação correta, alimentação adequada e visitas regulares ao dentista.


Você realiza um trabalho conhecido como estudo digital do sorriso. Como funciona?

Após análise clínica, moldagem e fotografias, os pacientes passam por uma avaliação computadorizada detalhada da face e do sorriso. Por meio dela traçamos o sorriso ideal para aquele rosto, levando em consideração a idade e os anseios do paciente. Após essa fase, materializamos nosso estudo e fazemos um “test drive”: provamos na boca do paciente as medidas feitas digitalmente. Em seguida, realizamos os procedimentos necessários para reconstruir o sorriso. Assim, temos um resultado extremamente previsível e natural.


Qual a diferença entre facetas e lentes de contato dentais?

As facetas são utilizadas quando é necessário fazer desgaste no elemento dentário. Ela é mais espessa, usada para mascarar dentes extremamente escurecidos, por exemplo. Já as lentes de contato são muito nas, usadas sem necessidade de desgaste, ou com mínimos desgastes para reconstruir um sorriso.


Em termos de inovação, o que você considera tendência em estética bucal?

O estudo digitalizado do sorriso é uma tendência. Não podemos mais aceitar que o paciente receba um tratamento final sem estudo detalhado e aprovação prévia. Outra tendência são as impressoras 3D, que imprimem o dente do paciente desenhado no computador. Parece milagre!


Quais as diferenças entre o clareamento caseiro e o realizado no consultório?

O clareamento de consultório é mais concentrado e prepara o dente para permitir a entrada do material clareador. O resultado é imediato, porém não tão duradouro. Já o clareamento caseiro é mais fraco e contínuo, com resultados mais lentos e duradouros.
No Consultório Boutique, o paciente passa por um preparo para diminuir a sensibilidade e praticamos o tratamento combinado, pois temos, assim, um tratamento indolor com intensidade e durabilidade. Os resultados são incríveis!


Deixe um comentário