CABELOS: Como Tratar no Inverno? 👩🏼

By

Para manter os cabelos saudáveis e bonitos no inverno é preciso tomar certos cuidados. A seguir, destacamos dicas de top hairstylists sobre tratamentos, corte e coloração para deixar os fios saudáveis, modernos e impecáveis na temporada mais fria do ano.


Durante o inverno, é importante ter alguns cuidados especiais com os cabelos. Devido às baixas temperaturas, usamos mais o secador e há uma maior frequência de banhos quentes e demorados. Isso provoca, entre outras consequências, aumento da oleosidade, ressecamento, frizz e perda de brilho.

Por isso, convidamos um supertrio de hairstylists: Isabel Cristina, do Torriton Beauty & Hair (Curitiba) e embaixadora Kérastase; Caio Costa, do Salão Celso Kamura, do Shopping Village Mall (Rio de Janeiro) e Hasami Futigami, do salão Jacques Janine Hotel Hilton (São Paulo), que vão responder algumas das principais dúvidas das clientes das lojas do Grupo DI sobre como tratar os cabelos nessa época.

É necessário a trocar de produtos de haircare durante o inverno?
Isabel Cristina: No inverno, temos costume de lavar o cabelo com água mais quente, além de ser mais frequente o uso do secador. O resultado desse aquecimento extremo no couro cabeludo é a maior sensibilidade da pele, deixando os fios opacos e sem vida.

Uma dica é a constante troca de shampoos e condicionadores, utilizando produtos específicos que contenham vitaminas para a reposição da hidratação, tanto primária (no couro cabeludo), quanto secundária (na raiz e pontas). Isso faz com que o cabelo volte a ganhar vida com mais brilho e maciez.

Qual a temperatura ideal da água? Há alguma dica na forma de lavar para deixar os fios mais bonitos e saudáveis?
Caio Costa: Nem fria, nem quente. A temperatura ideal da água para a lavagem dos fios é morna. A água muito quente, além de estimular a oleosidade, deixa os cabelos sem brilho. Agora, se você não consegue abrir mão do banho muito quente, use água fria no último enxágue.

Isso vai fazer com que os cabelos fiquem mais brilhantes e ajudará a diminuir a oleosidade.

Devo intensificar a hidratação no inverno?
Hasami Futigami: Na verdade, a hidratação precisa ser feita com bastante frequência o ano inteiro. Porém, no inverno, quando abusamos da temperatura muito quente da água, os fios tendem a ficar ainda mais ressecados, o que exige alguns cuidados extras.

Além de fazer o procedimento no salão cerca de uma vez por mês, recomendo utilizar uma máscara em casa uma vez por semana (pergunte ao seu cabeleireiro qual ele recomenda). Depois de lavar o cabelo duas vezes, para garantir que qualquer resíduo seja retirado, tire um pouco da umidade, aplique o creme e deixe agir por pelo menos 10 minutos. Depois é só enxaguar.

Raiz oleosa e fios ressecados, o que fazer?
Caio Costa: Quem tem raiz oleosa deve lavar os fios com shampoo neutro e utilizar o condicionador somente nas pontas. Na hora do enxágue, é importante lavar as mãos para evitar que o condicionador toque a raiz.

Shampoo a seco é boa solução para os dias mais frios?
Isabel Cristina: É uma excelente opção, principalmente quando surge algum compromisso e você já está atrasada, mas quer manter o cabelo limpo e bonito. Também aconselho o uso para dar volume e textura aos cabelos finos e aos penteados (um segredinho meu, pois tem ação fixadora para encorpar as madeixas e fazer um efeito “beautywave”). As minhas clientes amam!

Em relação à coloração, há alguma tonalidade que é mais favorável para esse período?
Hasami Futigami: Sim! Os tons mais frios, como loiro platinado, são mais fáceis de preservar nessa época do ano do que em outros períodos, uma vez que o índice de raios solares é menor e a cor não desbota ou altera. Outras cores tendências do momento são as chocolates e ruivas. Por lavarmos os fios com menos frequência nos meses frios, elas acabam durando mais tempo.

Os fios ondulados precisam de algum cuidado especial no inverno?
Caio Costa: Os fios ondulados e cacheados sofrem muito com frizz quando expostos à umidade. Então, minha dica é ter sempre à mão um vaporizador/borrifador com uma mistura de soro fisiológico e leave-in para aplicar nas madeixas. O soro vai ajudar a manter o cabelo umectado, eliminando o tão temido frizz.

Há algum tipo de corte mais indicado na temporada mais fria do ano?
Isabel Cristina: Agora com esse friozinho vale a pena deixar o cabelo crescer? Não! Um corte super em alta e tendência absoluta é o Blunt Cut: fácil de manter no dia a dia, tem como charme a simetria reconstruída dos fios, além do movimento com as camadas mais leves. Perfeito para usar uma blusa de gola alta ou mesmo um cachecol! Moderníssimo!

Como tirar proveito do uso da chapinha e do secador sem comprometer a saúde dos fios?
Hasami Futigami: É necessário preparar bem os fios para esses aparelhos. Antes de secar, nunca deixe de utilizar um bom protetor térmico. Além disso, procure passar a chapinha apenas duas vezes em cada mecha, sem deixar aquecer muito. Outra medida importante é nunca deixar o secador na temperatura mais quente (procure deixar o vento “morno”) e posicione o acessório a pelo menos 15 cm de distância da cabeça.

O que fazer com os fios arrepiados?
Isabel Cristina: Para evitar os indesejados fios arrepiados a minha dica é o uso do protetor térmico sempre antes de usar secador, babyliss ou prancha. O produto vai ajudar a proteger os fios do calor e evitar cabelos quebradiços.

Como deixar os fios com mais brilho no inverno?
Hasami Futigami: Além de fazer as hidratações com a frequência indicada, recomendo o uso de um óleo de argan ou spray de brilho para finalizar. Eles ajudam a selar as cutículas e a uniformizar o brilho.

No inverno os cabelos costumam perder volume. O que fazer?
Caio Costa: Uma dica superbacana para quem não quer perder o volume das madeixas (ou até mesmo adicionar volume) é usar o shampoo a seco. Ele ajuda a texturizar o fio e ainda garante volume à raiz, ou seja, o efeito é incrível.


Clique aqui e confira nossa seção capilar.

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.