CABELOS LINDOS E SAUDÁVEIS NO VERÃO 💆🏻

By

Quem deseja ter cabelos saudáveis e bonitos deve redobrar os cuidados no verão, período em que há maior exposição ao sol e a banhos de mar e piscina, fatores que deixam os fios mais fragilizados, opacos e quebradiços. A dra. Valéria Campos, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, elenca 10 dicas imperdíveis para você curtir o verão sem prejudicar a saúde dos fios.


🙎🏻 Usar sempre shampoo e condicionador com protetor solar. As proteínas do cabelo são alteradas pela exposição ao sol e os fios danificados dificilmente se regeneram. A solução, em casos muito graves, é o corte!

🙎🏻 Quem gosta de fazer a máscara em casa, não deve deixar o uso do condicionador de lado. A ordem correta é: lavar a cabeça, retirar o excesso de água, distribuir homogeneamente a máscara nas pontas. Se possível, cobrir com uma touca térmica e deixar agir por 20 minutos antes de enxaguar. Depois, aplicar o condicionador, deixando-o atuar por cerca de 2 minutos e enxaguar novamente.

🙎🏻 Na hora de escolher a máscara, procure aquelas que contêm vitamina F, que auxiliam a restaurar o filme lipídico. Quando o cabelo perde o filme lipídico, ele fica seco, opaco e sujeito à quebra.

🙎🏻 Quem tem cabelos cacheados deve usar sempre um reparador de pontas no comprimento do fio. O reparador ajuda a prevenir o ressecamento com a formação de uma camada lipídica ao redor dos fios – já que esse tipo de cabelo carece dessa proteção, porque o sebo natural que protege os cabelos é produzido no couro cabeludo e não consegue chegar até as pontas, devido ao formato anelado do cabelo cacheado.

🙎🏻 Quem tem tintura nos cabelos precisa usar sempre shampoo e condicionador com filtro solar.

🙎🏻 A agressividade do sol é acumulativa: cada exposição lesa o cabelo. Devemos nos proteger sempre, mesmo quando não estamos na praia ou piscina. Você sabia que o fio de cabelo vive de dois a sete anos? Portanto, quem tem cabelos compridos deve se proteger ainda mais!

🙎🏻 Os tecidos com proteção UV funcionam muito bem. Prefira o chapéu ao boné para garantir proteção à região lateral da cabeça. O guarda-sol é um auxiliar na proteção; porém, isoladamente, não resolve o problema. Opte pelo guarda-sol de lona em vez do de tecido, pois o primeiro proporciona proteção mais adequada.

🙎🏻 Os cabelos bem nutridos são mais resistentes. Na véspera de uma exposição mais intensa, como praia ou piscina, faça uma hidratação noturna com um creme de pentear: aplique uma quantidade generosa (porém evite a raiz). Durma com o produto e, na manhã seguinte, lave com shampoo e condicionador com protetor solar.

🙎🏻 Os cabelos molhados são mais frágeis — penteie com delicadeza, sem puxar. Quem tem fios muito embaraçados deve optar por um creme para pentear, de preferência com filtro solar na fórmula.

🙎🏻 Esporte ao ar livre tem benefício dobrado: libera os hormônios do prazer e funciona como exercício, mas não se esqueça de proteger os cabelos com shampoo e condicionador com filtro solar.

🙎🏻 O calor estraga a estrutura dos cabelos. O secador muito próximo dos fios já é ruim. A chapinha chega a atingir 200°C, o que é péssimo para o cabelo — evite ao máximo! Mas, se não resistir, use um óleo reparador antes e jamais faça chapinha nos cabelos molhados.

Clique aqui e confira nossos produtos para cabelos.

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like