ALINE QUISSAK: Chocolate – Sabor e Saúde 🍫

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Além de ser uma delícia, o chocolate, se consumido com moderação, pode proporcionar uma série de benefícios à saúde.

Conversamos com a nutricionista Aline Quissak, fundadora da Clínica Nutri Secrets e especialista nas áreas de oncologia, síndrome metabólica, psicologia da nutrição e nutrição esportiva, para saber as vantagens de incluir esse alimento na dieta.


Quais os principais benefícios do chocolate para a saúde?
Aline Quissak: o chocolate de boa qualidade, com alto teor de cacau e composto por apenas 3 ingredientes (cacau, açúcar e manteiga de cacau), é repleto de benefícios à saúde. Podemos citar a diminuição do cortisol, hormônio do estresse; a melhora do humor, por conter nutrientes que formam a serotonina (hormônio do bem-estar e da felicidade); a produção de antioxidantes poderosos na saúde do coração, chamados de flavonoides do cacau; além do aumento do foco e da atenção.

Quando falamos de concentrações de 70% ou mais de cacau no chocolate de boa qualidade, também podemos citar a prevenção do câncer.

É verdade que consumir chocolate amargo/meio amargo antes de dormir ajuda a ter uma noite de sono melhor?
Aline: o chocolate com 70% de cacau ou mais possui um bom teor de magnésio e das vitaminas B6 e B3. Quando atuam juntos, promovem relaxamento muscular, diminuem a ansiedade e melhoram a qualidade do sono. Porém, não exagere na quantidade, pois o cacau contém cafeína, que pode atrapalhar seu sono se você for sensível a ela.

Qual a quantidade mais apropriada para consumir o chocolate?
Aline: para cada objetivo, temos uma quantidade diferente de chocolate 70% a ser indicada.

Para diminuir o estresse: consumir entre as 16h e as 18h (horário de pico do hormônio cortisol) 20 g de chocolate associadas a uma banana ou a um morango para potencializar o efeito. Para melhorar o humor: consumir 25 g junto com nozes ou amêndoas.

Para melhorar a saúde do coração: consumir 40 g junto com um potinho de iogurte integral natural. Para a prevenção do câncer pela alimentação, a indicação é 40 g diárias juntamente com alguma fruta silvestre, ou rica em vitamina C (como açaí puro, acerola, morango).


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