PRODUTOS DE BELEZA: Saiba como aplicar na Ordem Correta! 👄

By

Na hora da rotina diária de cuidados com a pele, surge uma série de dúvidas. O que vem primeiro? Qual o produto mais adequado? Como aplicá-lo corretamente? Consultamos a dra. Valéria Campos, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para descobrir o passo a passo de cada etapa a seguir para conquistar uma pele linda e saudável.

A médica destaca que é necessário esperar um produto “secar” antes de aplicar o outro.

O tempo de espera vai depender do tipo de veículo (base do produto). No caso do creme, o ideal é aguardar mais ou menos 5 minutos. O sérum tem absorção mais rápida. De forma geral, o melhor é verificar se o produto já está seco”, observa.

Confira a seguir cada passo indicado pela dermatologista:


1 – LIMPEZA
A função desta primeira etapa é remover as impurezas, impedir a obstrução dos poros e deixar a pele preparada para absorver melhor as substâncias dos ativos cosméticos.

É importante escolher um produto adequado ao seu tipo de pele: loção ou creme (pele seca ou desidratada); sabonetes em barra ou gel (pele oleosa, com acne ou mista); e sabonete líquido ou mousse (pele mista).

FREQUÊNCIA: Diariamente, duas vezes ao dia.
DICA: Para quem tem pele mais oleosa, ou trabalha em regiões com grandes índices de poluição, recomendo a aplicação de uma máscara com efeito detox, como a de carvão ativado.

A esfoliação deve ser feita após a limpeza e antes do tônico, com muita delicadeza (não precisa ser diária e quem usa ácido não precisa fazê-la).


2 – TONIFICAÇÃO
Além de retirar os últimos resquícios de impurezas (que podem ter permanecido mesmo após a limpeza), tonificar ajuda a regular o pH da pele, frequentemente alterado pelas agressões externas, inclusive pelo uso do sabonete (que é mais alcalino). Também refresca e acalma a tez.

FREQUÊNCIA: Diariamente, duas vezes ao dia.
DICA: Alguns produtos também tratam ao tonificar o rosto, como os específicos para peles oleosas, que possuem ingredientes como o ácido salicílico, para tirar o brilho, controlar a oleosidade e até reduzir o tamanho dos poros. Outros têm agentes antiaging, ingredientes hidratantes, ou ação anti-inflamatória, bom para quem tem pele muito sensível.


3 – HIDRATAÇÃO
Depois da pele limpa e tonificada, chegou a etapa da hidratação. O principal objetivo é preservar a umidade natural da pele. Há produtos que são indicados para uso diurno e noturno. A escolha da textura vai depender do tipo de pele: gel-creme, sérum ou loção mais fluída (pele mista ou oleosa); versão em creme (pele seca); e séruns (pele normal).

FREQUÊNCIA: Diariamente, duas vezes ao dia.
DICA: Alguns produtos são multifuncionais. Nesse caso, a próxima etapa pode ser pulada. Outra dica é associar um antioxidante: ácido hialurônico, para hidratar e aumentar a tolerância da pele ao ácido; e vitamina C, para elevar a proteção contra o sol e a poluição.


4 – CREMES DE TRATAMENTO/ANTI-IDADE
Chegou a hora de aplicar os produtos com ação anti-idade e clareadora. Os dermocosméticos com antioxidantes, ou à base de vitamina C, chá verde, vitamina E, feverfew, coffee berry, entre outros, ajudam a combater os radicais livres produzidos pelo próprio metabolismo, pela radiação UV, pelo cigarro, poluição, álcool etc.

FREQUÊNCIA: Podem ser usados durante o dia e/ou à noite.
CUIDADO: Há ativos que não devem ser expostos à luz solar, como é o caso do ácido retinoico, que deve ser aplicado antes de dormir.
DICA: A quantidade aplicada em volta da boca deve ser pequena.
Quem tem pele mais sensível e fica com os cantinhos dos lábios e do nariz mais irritados precisa usar um creme hidratante mais denso nas áreas de dobras, para protegê-las. A região do pescoço não pode ser esquecida — mas, como a pele dessa região é mais fina e sensível, o ácido deve ser evitado. O ideal é usar produtos que melhorem o suporte da pele, como o N-Acetil-D-Glucosamina.


5 – PROTEÇÃO SOLAR
O uso do protetor solar é etapa diária obrigatória, faça sol ou chuva. O FPS (fator de proteção solar) mínimo é 30. Além de proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação UVB, entre os quais o câncer de pele, também ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo.

O filtro em creme é mais indicado para peles secas e maduras; já o sérum, o gel e o gel creme são apropriados para a pele oleosa.

FREQUÊNCIA: Diariamente, e deve ser reaplicado no mínimo uma vez ao dia.
DICA: Ao contrário do ácido, aplicado em pouca quantidade, o filtro deve ser utilizado em porções generosas (uma colher de chá na face). Além disso, quem se expõem à luz visível deve optar pelo filtro cor de base.


6 – MAQUIAGEM
Após cumpridas todas as etapas essenciais dos cuidados faciais, a pele está pronta para receber a maquiagem, começando pelo primer, base e corretivo. Aí, é só finalizar o make-up com blush, sombra, máscara de cílios, batom e outros itens de maquiagem da sua preferência, para exibir um look radiante, com a pele linda e saudável.

DICA: Na maquiagem, o primeiro produto a ser aplicado é o primer (que nada mais é que um hidratante e/ou um produto de tratamento para a pele com ação hidratante).

Hoje em dia, temos várias apresentações de fotoprotetores com base cor de pele — e esses substituem a base. Mas a base com filtro solar não substitui o filtro! O corretivo deve ser aplicado após o primer. Já os BB Cream, CC Cream e DD Cream devem ser aplicados depois do corretivo, ou até substituí-lo! Esses são produtos multifuncionais muito úteis.


Clique aqui e conheça os produtos.

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like