Cosméticos para o bebê: fique atento sobre o que pode ou não ser usado

By

Na hora de realizar a higiene diária dos bebês é preciso ter cuidados específicos. 

Os banhos, a troca de fraldas e outros rituais de limpeza devem ser feitos com atenção. Também é preciso ficar atentos aos produtos utilizados, que devem ter fórmula especial para não agredir a pele delicada dos bebês. Sabonetes, shampoos, talcos, enfim, vários produtos são destinados a esse público, mas de fato, é importante escolher corretamente qual deles e de que forma utilizar. A seguir, o dermatologista Fernando Passos de Freitas explica sobre cada cosmético e dá dicas para usá-los, sem causar problemas ao bebê. Confira!

Sabonete
Escolha um neutro de pH 5,5 e sem muito cheiro. Apesar de o bebê possuir toda a estrutura da pele, ele ainda tem o sistema de defesa imaturo. Por isso, há maior risco de infecções, irritações e alergias. Portanto, a regra é simples: quanto menos, melhor.

Shampoo
Não existe comprovação de que o extrato, responsável pelo perfume do shampoo, traga benefícios. Por isso, é ideal escolher um produto neutro com o mínimo de perfume e corante. Além disso, o cabelo do bebê não precisa de cosmético específico para fios lisos ou cacheados, por exemplo. Esta é uma preocupação desnecessária para quem ainda nem completou um ano.

Hidratante
Abaixo dos seis meses não há indicação do uso deste tipo de cosmético. O hidratante deve ser reservado para peles ressecadas, devido a dermatoses como a dermatite atópica ou por condições ambientais como inverno, aquecedores e baixa umidade do ar. Nestes casos, o produto deve ser neutro e passado até três minutos após o banho para não reduzir a eficácia.

Talco
Não é recomendado, pois o pó é aspirado pela criança, podendo causar problemas respiratórios e alérgicos.

Óleo
Seu uso não é indicado. Exceto se o bebê estiver com a pele ressecada e, neste caso, a mãe deve optar entre o hidratante e o óleo. Se preferir o óleo, opte pelas versões vegetal ou mineral. O de origem vegetal causa menos irritação e é mais absorvido. Pode ajudar na limpeza do umbigo, usado na remoção de caspas do couro cabeludo e ser passado alguns minutos antes do banho.

Perfume
Nada de perfume. O produto pode causar irritação e alergia. São substâncias que entram em contato com a pele sem necessidade. Em último caso, passe na roupinha e bem pouquinho.

Protetor solar
A partir dos seis meses são indicados filtros solares específicos para a idade. O produto irá protegê-lo dos efeitos nocivos do sol. No entanto, a maior recomendação é que o bebê permaneça à sombra, vestido com roupa leve e a exposição ao sol só ocorra no período da manhã, antes das 10h ou no final da tarde, após 16h. Escolha um fator de proteção alto, ou seja, 30 para proteger ainda mais. E um detalhe: o produto pode causar irritação na pele do bebê. Fique atenta! Na dúvida, consulte o médico.

Conforto e segurança 

As crianças e as mamães merecem atenção quando o assunto é cuidado com a beleza e a saúde. Conheça produtos especiais que tornam o dia a dia mais saudável, seguro e divertido.

Banho na fazenda
O sabonete líquido para as mãos, o shower gel para banho e a ducha Funky Farm, da inglesa Baylis & Harding, promete, muita diversão na hora do banho. As embalagens são decoradas com lindos animais e as fragrâncias de hortelã e frutas frescas vão encantar as crianças.

Sabonete, 500 ml – cód. 226126
Shower gel, 250 ml – cód. 226134
Caminho para independência
Desenvolvido para que o bebê aprenda a segurar copos e beber líquidos sozinho, o Copo de Treinamento Learn To Drink, da MAM, possui formato ergonômico e bocal rígido que facilita o manuseio e a mudança gradual da mamadeira para o copo convencional. Com válvula antivazamento.
Cód. 142687

Carinho fio a fio
O conjunto de pente e escova da italiana Janeke* é uma dupla especial para a mamãe cuidar do cabelo do bebê. Com a escova de cerdas macias fica fácil desembaraçar e o pente desliza com facilidade entre os fios.
Cód. 217497

Bem-estar do bebê
Indicada para as cólicas infantis, a bolsa térmica Confort Bag baby, com conteúdo à base de gel, pode ser usada quente ou fria, com aquecimento em banho-maria ou forno de micro-ondas e resfriamento em geladeira. Suave aroma de camomila.
Cód. 213207

Alívio para mamãe
A Confort Bag, da Carbogel, é ideal para aliviar as dores nas mamas, provenientes do empedramento do leite durante a amamentação, além de cólicas abdominais, contusões e entorses, cervicalgias, lombalgias, dores musculares, câimbras e torcicolos. Tem um suave aroma de camomila.
Cód. 213199

Alta precisão
Item obrigatório para a segurança da família, o termômetro digital Omron Flex é fácil de usar e oferece medição precisa da temperatura. Resultado em 10 segundos. Com ponta flexível.
Cód. 210799

 

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like