Baby & Kids: Cuidados com a Pele no Verão ☀️

By

paola-pomerantzeffNo verão, as crianças acabam passando mais tempo sob os efeitos do sol por conta do período de férias.

Para cuidar da saúde dos bebês e crianças, os pais devem ter a atenção redobrada.

A dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD e sócia da Clínica Haute, em São Paulo, responde a algumas dúvidas sobre a proteção das crianças nesta época do ano.


Quais cuidados devemos ter com a exposição ao sol?

Deve-se evitar exposição solar das 10h às 16h, quando há maior radiação ultravioleta. Mantenha as crianças o máximo de tempo possível à sombra. Use roupa protetora (existem roupas especiais que têm proteção UV), chapéu e óculos de sol. Ofereça água constantemente para evitar a desidratação, além de alimentos ricos em água (melancia, melão, tomate, abacaxi, entre outros).

A partir de que idade as crianças devem fazer o uso do protetor solar?

Bebês de até 6 meses de vida não podem usar filtro solar (cremes, loções ou sprays). Eles devem ficar protegidos à sombra 100% do tempo. Com mais de 6 meses de vida e até 2 anos já podem utilizar filtro solar, preferencialmente o “baby”. Crianças a partir de 2 anos devem utilizar filtro solar sempre. O melhor filtro para elas é o físico, pois contém dióxido de titânio. O filtro solar deve ser no mínimo FPS 30.

Como o protetor deve ser aplicado?

O protetor deve ser aplicado no bebê/criança despida ou com a menor quantidade de roupa possível, 30 minutos antes da exposição solar. A reaplicação deve ser feita de 2 em 2 horas. Importante dizer que o protetor deve ser reaplicado imediatamente após a criança sair da água, independentemente de já terem se passado 2 horas ou não desde a última aplicação, mesmo que o filtro seja à prova d’água.

Qual é a importância da hidratação em bebês e crianças?

A pele dos bebês e das crianças também sofre com os efeitos dos fatores ambientais externos (sol, água, sabonete, vento, cloro da água da piscina, entre outros) e acaba ressecando. Por isso, a hidratação é muito importante e deve ser feita diariamente com cremes e loções específicos para cada faixa etária, preferencialmente após o banho. Se a criança ou bebê tomar 2 banhos ou mais por dia, deverá ter a pele hidratada após cada banho.

Há risco de queimaduras em dias nublados?

Muitas crianças e adultos ficam com queimaduras solares em dias nublados. E é comum ouvirmos que o “mormaço queima mais do que o sol”. As queimaduras solares em dias nublados acontecem porque as nuvens absorvem por volta de 10% da radiação ultravioleta, ou seja, apesar de o dia não estar “ensolarado”, ele tem praticamente a mesma intensidade de radiação ultravioleta que um dia ensolarado. Sendo assim, mesmo em dias nublados, é importante aplicar o filtro da mesma maneira que em um dia de muito sol.

Caprichem no filtro solar e boas férias! 😎☀️

📱Confira aqui alguns produtos para cuidar com carinho dos bebês e crianças em nossa loja online Nuspace. 💜

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like