Verão: Cuidados Por Um Fio 🙆☀️

By

Para manter os cabelos bem tratados durante o verão, é preciso atenção com a proteção e limpeza dos fios, a hidratação e até mesmo com a alimentação. A seguir, a dra. Juliana Piquet, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), responde a algumas perguntas e explica como cuidar dos cabelos para deixá-los mais saudáveis.


Como o sol, a água do mar e o cloro da piscina podem danificar os fios?

Os raios ultravioletas quebram as pontes químicas que existem nas moléculas de queratina, deixando-as mais fracas e tornando o cabelo mais frágil, suscetível à quebra e ao ressecamento. Além de salgada, a água do mar é alcalina, em contraste com a queratina, ligeiramente ácida, e essa propriedade pode danificá-la.

Já o cloro é um clareador potente, que pode danificar seriamente a queratina.

Como proteger os cabelos dessas agressões e deixar os fios mais hidratados e com brilho?

O cuidado deve começar na escolha do shampoo, que deve limpar profundamente sem ressecar, seguido do condicionador. Máscara para uso domiciliar com alto poder de hidrataçãoe protetor térmico e leave-in são fundamentais para proteção e brilho do cabelo.

É interessante buscar produtos com filtro solar na formulação, óleos naturais e ativos hidratantes.

Qual a frequência ideal para se lavar os cabelos no verão? Alguma dica para quem faz uso do secador/chapinha?

Depende do tipo de cabelo e do estilo de vida, mas, em geral, 1 vez ao dia a cada 3 dias. É fundamental evitar água muito quente e usar um protetor térmico antes do secador/chapinha.

Uma boa dica é misturar um pouquinho do creme de pentear Salus com 2 gotinhas do Reparador Proteção Total para proteger os fios e manter sua integridade, reduzindo o frizz e aumentando o brilho, uma vez que o uso do secador e, principalmente, da chapinha, danifica a fibra, que fica mais sujeita a quebra.

Em relação à alimentação, quais os alimentos que podem contribuir para fios mais saudáveis?

O consumo de alguns alimentos pode ser benéfico à saúde dos fios, como a sardinha, rica em Ômega 3 (ácido graxo não produzido pelo organismo). Precisamos incluí-la na dieta ou fazer suplementação, que contribui para a saúde do organismo e ajuda o cabelo a nascer bonito e saudável.

O iogurte grego, rico em proteína e vitamina B5, estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo intensificando o crescimento do cabelo, diminuindo a queda e o afinamento. Espinafre e outras folhas verde-escuras cheias de nutrientes importantes são ótimas, como a vitamina A, ferro, betacaroteno, folato e vitamina C, que deixam o cabelo mais hidratado e resistente a quebra. Ostra é rica em zinco. A deficiência desse mineral no organismo provoca queda de cabelo.

Confira alguns produtos aqui. 💕

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like