GUIA PRÉ-VERÃO: Pele Perfeita e Corpo Em Forma 💪☀

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O Verão está bem próximo. Para desfrutar da estação mais ensolarada do ano com a pele bem cuidada e o corpo saudável e em forma, é preciso estabelecer, o quanto antes, uma rotina global de cuidados. Convidamos um trio de especialistas para dar dicas de como se manter em dia para encarar o sol.

Confira a seguir as orientações precisas da dermatologista dra. Graça Silveira, do nutricionista dr. Mohamad Barakat e da personal trainer Fabi Mangini para receber o verão de braços abertos.


Pele Bem Cuidada

 

Como maior órgão do nosso corpo, a pele é a região que mais sofre com a exposição às altas temperaturas e, por isso, merece toda a atenção e cuidado, como explica a dra. Graça Silveira, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e autora do livro Que Pele, da editora Casa das Palavras.

“A rotina de cuidados com a pele, que inclui limpeza, hidratação e proteção, deve ser diária, independentemente da estação climática. No entanto, algumas peles precisam de produtos diferentes para ficar bem na mais quente das estações”, observa.

Veja a seguir as dicas que ela dá para os cuidados com cada tipo de pele:


Gordura Localizada e Celulite: Fique em Dia Com Sua Pele

Os cuidados com a pele envolvem também os tratamentos contra celulite, gordura localizada e flacidez. A dra. Graça aconselha:

“Técnicas de radiofrequência são excelentes para tratar a celulite e firmar a pele. A criolipólise é muito efetiva para tratar gordura localizada. Utrassom microfocado também é excelente para regiões flácidas”.

Além desses procedimentos, a médica recomenda a drenagem linfática, que melhora consideravelmente a retenção de fluidos, o inchaço e o aspecto da celulite. Já em casa, o uso de produtos específicos para tratar a celulite, gordura localizada e flacidez deve ser feito após o banho, massageando a região a ser tratada para maior absorção.


De Olho na Alimentação

Ficar com o corpo em forma é uma tarefa que compreende múltiplas condições, como bem observa o dr. Mohamad Barakat, médico fundador do Instituto dr. Barakat de Medicina Integrativa:

“Percebo muitos focados apenas em emagrecer, perder peso. Na verdade, o propósito deve ser reeducação alimentar, mudança no estilo de vida. Este é o caminho que possibilitará ressignificar a relação com a comida e melhorar o desempenho do organismo”.

O especialista, que é autor do livro Pilares para uma vida saudável #EscolhiSerFeliz, observa que só é possível obter saúde e qualidade de vida quando há equilíbrio entre alimentação, exercícios, controle do sono, estresse, mente, corpo e espírito. Veja o que o doutor destaca:

O foco deve ser em uma alimentação mais natural, longe de conservantes químicos nocivos à saúde.

♦ Não procure dietas. Procure ressignificar sua relação com a comida.

Beba água. Ela tem papel regulador das funções.

Prefira descascar mais e desembalar menos. O excesso de refinados nas refeições tem grande ligação com os casos de hipertensão, diabetes e outras doenças.

Cuide do seu intestino! Para promover o que chamaremos aqui de uma “intestinoterapia”, é preciso observar nosso estilo de vida.


Mexa-se

A atividade física é fundamental para deixar o corpo saudável e em forma. E se o objetivo for reduzir medidas, a personal trainer Fabi Mangini pondera:

“Além de uma alimentação saudável e ingestão de água (ao menos 1,5 litro), um bom programa de exercícios aumenta o gasto calórico e mantém o metabolismo acelerado para queima de gordura também em repouso. A ideia é gastar menos tempo e mais calorias”.

Para manter o corpo firme e tonificado, a personal destaca que a adoção de exercícios simples — como flexão, polichinelo, prancha e agachamento — requisita maior número de fibras musculares, otimizando o tempo e conferindo ótimos resultados. Para obter resultados efetivos, Fabi reforça:

“É necessário dedicação e foco! Uma sequência de exercícios bem elaborada, incluindo variações de agachamentos e exercícios abdutores, ajuda a tonificar e definir pernas e glúteos — deixando qualquer um pronto para pisar na areia!”.

E atenção: antes de iniciar qualquer atividade física, é importante procurar um médico para uma avaliação física e a ajuda de um profissional para se exercitar da maneira correta.

 


 

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