Meditação: Conquiste Mais Bem-Estar e Qualidade de Vida 🙏

By

A saúde também é definida pelo nosso estilo de vida. Os hábitos que adquirimos podem ou não nos trazer saúde e, com o tempo, a saúde também definirá o que poderemos fazer das nossas vidas.

Nossa alimentação, atividades físicas e ocupação profissional são reconhecidas por ser os principais definidores desse conjunto de fatores que podem ou não proporcionar saúde. Ainda no campo do comportamento, o conceito mais amplo de bem-estar nos esclarece que as relações sociais e o bom convívio familiar são determinantes para que tenhamos também saúde mental, prevenindo o surgimento de transtornos de comportamento, como o estresse, a depressão e as crises de ansiedade.

A meditação vem ganhando espaço como atividade de efeitos comprovados e com grandes benefícios no campo do comportamento humano. Pesquisas indicam que a prática está associada a uma redução do lactato plasmático, cuja alta concentração tem ligação com altos níveis de ansiedade. A meditação também pode produzir mudanças estruturais, atuando sobre a plasticidade cerebral.

Uma pesquisa que comparou a espessura do córtex de meditadores experientes com um grupo de controle encontrou uma diferença significativa nas regiões relacionadas à sustentação da atenção, onde a espessura era maior nos praticantes experientes.

A meditação é um cultivo de interiorização, em que o praticante desenvolve, por meio da quietude, qualidades que o reequilibram. Essa atividade não é autoargumentativa, dispensa o raciocínio ou a análise dos problemas que acontecem. A mudança dos estados emocionais que a estabilidade e a quietude proporcionam possibilita uma nova forma de ver o mundo e uma postura diferente diante dos desafios da vida diária.

Aprendendo a Meditar

Uma técnica simples para meditar é sentar-se confortavelmente e aquietar-se: observe a sua respiração por alguns minutos e, em seguida, esqueça-a. Observe o seu corpo por alguns instantes e, em seguida, esqueça-o. Observe você mesmo, a sua existência e, em seguida, esqueça você mesmo.

Quando o “eu” se dissipa, o todo se estabelece e as circunstâncias parecem muito menores do que quando a enxergávamos com o espírito inquieto.

Boa Meditação! 😘

Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like