Saiba Como Combater a Queda de Cabelo 💆

By

A queda de cabelos é uma queixa cada vez mais frequente e pode piorar com as mudanças de estação, com as alterações hormonais, com o uso de alguns medicamentos, com traumas locais frequentes (elásticos ou presilhas muito apertadas), oleosidade excessiva e falta de vitaminas ou proteínas na alimentação.

Untitled-1

Sendo assim, o primeiro passo é realizar exames para diagnosticar a causa do problema e, uma vez descoberta a origem, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível, tentando, de acordo com a causa, associar a um tratamento, que pode ser tópico, via oral até em clínica, para aplicação de raio laser, injeções de medicamentos no couro cabeludo, ou o que seja o mais indicado para o paciente.

Tentamos sempre respeitar os limites de: disponibilidade em aplicar os medicamentos em casa; a situação financeira para associar os tratamentos em clínica e os comprados na farmácia; e de dor, pois alguns pacientes não aguentam muito o uso de raio laser ou injetáveis. Indicamos também escovas específicas para desembaraçar os fios, que não traumatizem muito, para não ocorrer a quebra, além de linhas de shampoos sempre divididas em raiz e pontas.

A maioria dos pacientes tem bastante oleosidade na raiz e as pontas ressecadas, então temos várias linhas para tratamentos. E como as mousses, loções capilares e shampoos acabam deixando as pontas ressecadas, escolhemos a Linha Salus como grande aliada no SOS às pontas dos fios. Ela possui shampoo com proteção contra raios solares, que trata as pontas, máscara e óleo que, quando misturado ao creme para pentear, acaba deixando os fios bem cuidados. Utilizando esses cuidados para as pontas dos cabelos, os shampoos de tratamento podem ser usados na raiz.

11096-7af2048c9d46a57b174b21697e9a9da8

A queda de cabelo tende a ocorrer durante 3 meses do ano (fase telógena) e, se esse período se estende, é necessário realizar um check-up da vida hormonal, rotina e alimentação do paciente. A orientação em relação à alimentação sempre migra no sentido de aumentar a ingestão de proteínas (60 a 80 g/dia), fazendo com que os pacientes entendam que determinados alimentos são mais ricos em proteínas (carne, ovo, iogurte, queijo, peixe, leite, ervilha, feijão e soja) e devem ser consumidos diariamente para a boa formação dos fios novos e bloqueio da queda. Já a ingestão de ferro, por sua vez, é necessária e ajuda muito.

A investigação do quadro geral do paciente é a melhor forma de começar a tratar a queda de cabelo.

O uso de alguns medicamentos como Minoxidil e loções com vitaminas e controladores de oleosidade é muito útil.

O acompanhamento com fotos (antes e depois) também auxilia no controle da queda. Lembre-se de nunca esconder nenhum dado de seu médico ou algum hábito que possa prejudicar a evolução do quadro. É importante pensar que nada é definitivo, e a queda de cabelo, apesar de ser assustadora, pode sim ser controlada e domada. Os tratamentos são longos, às vezes para sempre, mas trazem resultados cada vez melhores.


adriana_awada_g⭐️ Por Dra. Adriana Awada
Chefe de Desenvolvimento da Área de Cosmetologia do Ambulatório Dermatológico do Hospital e Maternidade Brasil. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro titular da American Academy of Dermatology (AAD).


Gostou? Compartilhe:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like